A Black Friday é conhecida como uma das datas mais importantes do comércio mundial. Chegou ao Brasil em 2010, sempre na última sexta-feira de novembro, e desde então vem ganhando força a cada ano. Em 2019, ela acontece em 29 de novembro, é conhecida pelas grandes ofertas e descontos oferecidos pelo comércio.

 

Gera grande expectativa, tanto da parte dos clientes quanto das empresas. Para garantir a satisfação de todos os envolvidos e colher os bons frutos que esse dia oferece, o seu negócio precisa estar preparado. O alto volume de vendas pode intensificar problemas técnicos na operação, como falha de comunicação com a Sefaz, rejeições causadas por erros no preenchimento ou configuração do sistema de emissões.

 

setor fiscal deve redobrar sua atenção, pois as chances de autuações também crescem. Veja o que fazer para tirar o melhor proveito da Black Friday e alavancar seus negócios.

 

Alinhe a expectativa da Black Friday com todas as áreas

A empresa como um todo deve trabalhar sob os mesmos objetivos e estratégias para alcançar um bom resultado envolvendo do planejamento comercial, marketing, logística, vendas, atendimento ao cliente e pós-vendas, e por fim, a área fiscal para o registro de todas as operações realizadas no período e a entrega das obrigações acessórias para o fisco. 

 

A Gestão Fiscal na Black Friday

A Black Friday é um termômetro para as vendas de fim de ano. A preocupação com infraestrutura para não ser surpreendido com alto fluxo de pedidos é uma preocupação tanto para o e-commerce, como para as lojas físicas. 

 

Com o aumento das vendas, muitas empresas enfrentam dificuldades para emitir suas notas fiscais e gerenciar a documentação fiscal, o que gera um sinal de alerta para área tributária das empresas.

 

Quem não estiver com a documentação fiscal em dia na Black Friday, corre um grande risco de ser autuado pelo Fisco e ter prejuízos financeiros. Alguns exemplos de penalidades: 5% do valor da operação é a multa para a falta de escrituração de notas fiscais de saída não tributadas; 20% para pagamento do imposto em operação posterior, e 10% para falta de escrituração. 

 

Sabemos que essa gestão é um grande desafio.

 

Gerenciando documentos fiscais de fornecedores

Com o aumento de vendas, as empresas compram mais produtos de seus fornecedores. Essa movimentação requer uma atenção redobrada com as notas de entrada.

 

Como o aumento de notas recebidas é maior que o normal, as chances de erros também crescem, ou seja, é possível que aconteçam confrontos entre o que foi pedido e o que foi informado na nota de entrada, uma vez que os fornecedores estão realizando muitas vendas também.

 

Portanto, a equipe deve conferir diariamente as notas recebidas a fim de verificar incoerências e solicitar as correções o mais rápido possível. Para isso, é importante ter uma Interface Web que possibilite uma visão completa e em tempo real das notas emitidas e/ou recebidas, administração de segurança, consulta a documentos, download de XML, reemissão de DANFE, cancelamentos, etc.

 

Proibido parar o Faturamento

Depois de tanto preparo estratégico e operacional na empresa, é impensável perder vendas ou segurar o consumidor na loja por mais tempo por lentidão no sistema ou por falhas de comunicação com a Secretaria da Fazenda ou o equipamento S@T, no caso de São Paulo.

 

Portanto, a empresa deve contar com o suporte de um sistema de mensageria fiscal, que monitore os recursos necessários para autorização de documentos fiscais na venda ao consumidor, e que consiga antecipar ao time de Tecnologia da Informação na empresa possíveis problemas nesses recursos e até mesmo a gestão automática das contingências com um único objetivo: Não parar o faturamento!

Como as Soluções Dynamicca podem te ajudar?

O Gestão DF-e é uma plataforma de mensageria para autorização de documentos fiscais na emissão, e para o recebimento de documentos fiscais de fornecedores, que pode ser integrada com o seu ERP, sistema de automação comercial e sistema fiscal.

 

Na emissão, a plataforma dispõe de recursos que ajudam a empresa a monitorar o processo antes e depois do faturamento, destacando-se:

 

No recebimento, a plataforma dispõe de recursos que ajudam a gerenciar o fluxo de documentos emitidos por terceiros contra a empresa até o registro no ERP ou solução fiscal, destacando-se:

Períodos de grandes movimentações nas vendas como por exemplo a Black Friday, Natal, entre outras, não podem ser tornar um pesadelo para seu cliente durante a compra ou para a gestão da empresa atender as obrigações com o fisco.

Podemos ajudá-los com nossas soluções e experiência quando o assunto é fiscal. Entre em contato conosco.